PARAR

PararParar de patins é relativamente fácil, mas exige prática.
Parar no gelo, o qual tem uma superfície escorregadia, é diferente de parar em qualquer outro tipo de piso. Isto não significa que parar no gelo seja mais difícil, já que as formas de parar utilizadas com outros tipos de patins servem também para este. Parar no gelo, porém, é muito mais divertido, já que pelas suas características possibilita a diversificação das maneiras de parar.

Patins In-Line para street roller, geralmente possuem freios na parte posterior dos patins, e em alguns modelos em apenas um pé.
Parar com estes é de utilidade apenas para iniciantes, já que com o simples movimento de levantar a parte anterior dos seus patins ocasionará com que a parte posterior, onde está colocado o freio, alcance o solo e provoque a diminuição da velocidade.
Estes freios também são de grande utilidade para os iniciantes porque auxiliam no equilíbrio, tornando-se uma extensão da base na parte posterior em caso de eventuais desequilíbrios para traz.
Freio Nós aconselhamos a remoção destes freios depois que você tenha melhorado seu equilíbrio ou já esteja parando sem a utilização dos mesmos, como sugerimos logo abaixo, pelos seguintes motivos:
Gastam com extrema facilidade e dificilmente serão encontradas peças de reposição, portanto apenas saber parar com estes poderá ser um problema.
Eles atrapalham para fazer as Curvas de Frente e Curvas de Costas, provocando tropeços e eventuais quedas.
Atenção: O parafuso da roda onde o freio está preso é geralmente de tamanho maior, portanto, antes da remoção do freio é bom verificar se existem nas lojas especializadas parafusos do tamanho das demais rodas, ou na hora da compra, já prever a futura remoção do freio e comprar separadamente o parafuso do tamanho correto.

Nós descreveremos duas formas de parar sem a utilização dos freios: a T-Stop(In-Line e Tradicional) e a Snowplow (Gelo). A parada T-Stop aqui descrita poderá também ser utilizada no gelo, embora a técnica de execução da T-Stop no gelo seja diferente.
Quando você progredir descobrirá que existem outras formas de parar, tanto de frente como de costas, que poderão ser explicadas, se necessário, em futuras versões desta página. Para iniciantes, as duas formas que ilustraremos são as mais fáceis.

    Quais são as principais características da T-Stop?
    Quais são as principais características da Snowplow?
    Quais são os erros comuns?

Quais são as principais características da T-Stop?

Esta parada é  executada colocando a perna livre atrás do calcanhar da perna que está patinando formando um T.


Pés.
A fricção (arrasto) gradativa que se fizer com a perna livre no momento que ela é colocada atrás em T, fará com que você diminua a sua velocidade até parar.

Pernas.
Manter o joelho da perna que está patinando flexionado ajudará a resistir à tendência de inclinação do corpo para frente.

Corpo.
Deixe seu corpo em cima da perna que está patinando, e os ombros e quadris alinhados sem deslocá-los para o lado pela ação gradual da parada.

Braços.
Estendidos ao lado do corpo.

Cabeça.
Olhar para frente.

Gelo
Em construção...
Parada T

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In-Line (440KB)
In-Line
Parada T

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Quais são as principais características da Snowplow?
Parar
A execução da parada snowplow é similar aos veículos utilizados para retirar gelo da estrada, onde você coloca seu peso em ambos os pés e força seus calcanhares para fora. Ilustraremos este movimento executado apenas com uma das pernas por considerá-lo mais simples. 

Pés.
Deslizando no seu pé esquerdo, coloque o direito na frente com o calcanhar para fora para derrapar sobre o lado interno do fio da lâmina, a qual devido à pressão que você aplicar no gelo provocará a parada.

Pernas.
Manter os joelhos flexionados.

Corpo.
Mantenha o peso do corpo no pé direito (que está patinando), e em seguida transfira-o gradualmente para a perna esquerda no momento em que você estiver fazendo a parada.
Deixe seu corpo em cima da perna que está patinando, e os ombros e quadris alinhados sem deslocá-los para o lado pela ação gradual da parada.

Braços.
Estendidos ao lado do corpo.

Cabeça.
Olhar para frente.

Gelo
Em construção...
Snowplow

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Quais são os erros comuns?

Não parar
Parar bruscamente poderá causar quedas. Como qualquer outro veículo, o patinador terá que parar gradualmente, pois paradas bruscas com os pés, provocarão,  pela inércia, que a parte inferior do seu corpo pare mas a superior não.

Agora se você não considera necessário praticar, então...

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Revisado em: 29 janeiro, 2001 .